Quem em sã consciência imaginaria que ao sair de casa poderia perder uma parte de seu corpo? Acredito que ninguém pensa isso ao sair de casa, claro, todos sabem dos perigos que rodeia a vida dos que moram em grandes cidades, entretanto, ninguém em sã consciência fica pensando nas possibilidades trágicas que podem lhe ocorrer.
Desta mesma forma não haveria como o então jovem Orlando Lovecchio de 22 anos imaginar que, ao sair de casa naquele fatídico dia 19 de março de 1968 teria para sempre sua vida transformada.
Se por um lado ele desconhecia tal perigo, por outro lado, o grupo revolucionário comunista ALN, Alianças Libertadora Nacional liderada por Carlos Marighella sabia exatamente o que estava fazendo, quando planejou e executou o ato terrorista no consulado dos Estados Unidos, que ficava na Av. Paulista afetando para sempre a vida deste jovem que sonhava em ser piloto de avião.
Ao colocar a bomba que arrancou a perna do Sr. Lovecchio eles não sabiam que este seria a vitima, mas entretanto, sabiam do risco de se colocar algo do gênero em um local público e de grande circulação de pessoas e por nenhum momento sequer cogitaram a possibilidade de desistir do ato.Muito pelo contrario, pensando apenas em implantar sua nefasta ideologia o grupo ALN colocou a bomba no dito consulado e cometeu esse crime terrível contra um cidadão brasileiro e contra os Estados Unidos da América.
Hoje passados mais de 30 anos o Sr. Lovecchio está esquecido pelo país, relegado a um destino terrível de esquecimento recebendo uma aposentadoria micha de alguns poucos trocados, enquanto que aqueles que praticaram ou estiveram envolvidos com o grupo terrorista responsável pelo atentado desfrutam de uma vida bacana, felizes com polpudos valores depositados pelo estado mensalmente em suas contas correntes a titulo de indenização (sic).
O documentário Reparação trata exatamente dessa história absurda, de como o Estado brasileiro em uma clara demonstração de total insanidade e vergonhosa inversão de valores trata uma vitima com desdém, ao passo que o criminoso é totalmente beneficiado.
Assista o trailer:
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário